O mal se paga com o bem

Causos Nordestinos - O mal se paga com o bem
por Zé Laurentino


Eu tinha necessidade
de ir inté a cidade
comprar umas bestera
Café, açúcar, balaio e um resto de piguaio
porque pobre não faz feira.

Quando eu fui foi num jumento
quando voltei, foi a pé
Lá de casa pra cidade
de légua são umas dez.

Na volta quando eu tava descansando
na sombra de uma ingazeira
escutei o roncar dum carro
no topete da ladeira

Eu pensei com meu botão:
eu acho que vou dar com a mão.
Se o dono for amiguinho,
Quem sabe ele vai me levar
e inté vai encurtar
a metade do caminho...

Era um carro de alto preço
por obra do satanás
desses que eu nem sei direito
adonde é a frente ou atrás...
Eu perguntei "dotô,
o senhor me leva até meu rancho
a mim fazendo um favor?
Eu ficava satisfeito
e inté pagava o senhor."

Ele respondeu "não posso
desse jeito mesmo assim.
Você leva muito troço
e a estrada tá ruim.
E além disso eu vou com a minha mulher:
vá mesmo amassando o barro
que afinal não comprei carro
pra carregar esmolé."

Deu um cutucão no carro
que quase pegou em mim
os pneu queimaro o barro
e eu fiquei dizendo assim:
Tá certo, dotô
o senhor não faz favor
me deixou aqui parado
mais parecendo um monge...
Mas se alembre dum ditado
que o povo tem falado
"Devagar se vai ao longe"!

Saí do pé da ingazeira
emburaquei no caminho
parando aqui e aculá
devagar, devagarinho
Cansado, com os pé estrupiado
e o sol quente feito brasa
Passei no campo redondo
quando o sol tava se pondo
eu tava chegando em casa.

Lá em casa adonde eu moro
no olho d'agua dos macaco, adonde tem uns buraco
eu vi um carro parado
com o capô alevantado
um home e uma mulher.
Eu pensei "primeiro eu vou terminar de chegar
e vou ver o que eles quer"...

Depois de tomar um banho
de encher a barriga
eu me deitei numa rede
pro mó de tirá a fadiga
e acendi o meu cigarro.
Depois eu falei prum irmão
Agora eu vou ver o que se deu
com o dono daquele carro.

Mas quando ele olhou pra mim
ele falou "amiguinho
eu me arrependi quando lhe deixei
na metade do caminho"
"Dotô, isso não tem importância
afinal já venci a distância.
E se o senhor não for partir,
vá lá pra casa jantar, tomar café e dormir".

Ele ficou satisfeito, que a noite tava chuvosa
e ele teve que ir lá pra casa com aquela mulher orgulhosa
Mandei servir a coalhada, o cuzcuz e a canjica
mandei trazer as redes e as cobertas também.
Só pro mó de mostrar pra ele
que o mal se paga com o bem.

0 Response to "O mal se paga com o bem"

Postar um comentário